Nome:
Igreja Matriz de São Gonçalo
Localização:
Centro
Fundação:
1645
Dados gerais:
A Paróquia de São Gonçalo é, na ordem cronológica, dentre as paróquias do Rio de Janeiro, aquela que ocupa o 6º lugar em data de criação, e, no território do Estado do Rio de Janeiro, só Cabo Frio e Angra dos Reis se lhe anteciparam.

Foi ela criada a 22 de janeiro de 1645 e confirmada por Alvará de 10 de fevereiro de 1646, segundo Pizarro, ou em 1647, segundo outros, tendo por Matriz a igreja que Gonçalo Gonçalves, dono de uma sesmaria na margem esquerda do Rio Guaxindiba, mandou construir, dedicando-a a São Gonçalo. Esta sesmaria parte primitivamente da Capitania de São Vicente e, mais, tarde, da Capitania do Rio de Janeiro.

O devassamento dessa região deve ter-se verificado em fins do século XVI e o desmembramento na primeira metade do século XVII quando os Jesuítas ali chegaram, fixando-se longe do litoral, na zona hoje conhecida por Columbandê ,e nas margens dos rios Cabuçu e Imboaçú.

Da primitiva igreja construída à margem do Rio Guaxindiba não há nenhum sinal; sabe-se que a sede da paróquia instalada lá foi posteriormente transferida para outro templo edificado à margem do Rio Imboassú, alguns quilômetros de recuo, o qual recebeu a mesma invocação.

0 fundador da Capela doou ainda ter para o cemitério. O seu genro Antônio Lopes Siqueira também doou terra para o aumento cemitério e construção de casas em frente da igreja, onde começou o primeiro núcleo da povoação.

Esta igreja arruinou-se e foi reedificada na primeira metade do século passado, iniciando-se as obras em 1806.

Ocorrendo em 1945, o tri-centenário da criação da paróquia, foi realizado um grande movimento no sentido de restaurar o velho templo que se encontrava em deplorável estado de conservação, na pureza de suas linhas primitivas encarregando-se de realizar o trabalho o Prof. Adail Bento da Costa.

(fonte: http://www.arquidioceseniteroi.org.br)


Sites e Comunidades do Orkut
http://www.arquidioceseniteroi.org.br/vicariatos/cidades/saogoncalo/saogoncalo_amarante.php

Igreja Matriz de São Gonçalo